CURSO

INTRODUÇÃO À EMC

Conhecendo a compatibilidade eletromagnética e como esse tema afeta os projetos e as instalações elétricas

TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA


Aproveite essa oportunidade de tornar-se um

especialista em compatibilidade eletromagnética

SOBRE O CURSO


A Compatibilidade Eletromagnética é a capacidade de um dispositivo, de um aparelho ou de um sistema para funcionar no seu ambiente eletromagnético de modo satisfatório e sem produzir ele próprio interferências eletromagnéticas intoleráveis para tudo o que se encontre nesse ambiente. Desta forma, considerando-se a infinidade de aparelhos elétricos e eletrônicos que convivem nas instalações, sejam residenciais, comerciais, industriais, hospitalares, aviação, navegação, aplicações militares, etc., a compatibilidade eletromagnética é a disciplina que trata da adequada interação entre eles.


As perturbações causadas por interferências eletromagnéticas nos mais variados sistemas eletroeletrônicos podem resultar em riscos para a vida humana, como em hospitais, perdas financeiras elevadas devido às interrupções em processos bancários e industriais, sem falar em questões de segurança militar, que podem acontecer devido às falhas de equipamentos sensíveis como radares, por exemplo.


Este curso é ministrado pelo professor de uma maneira introdutória, apresentando os principais conceitos que envolvem a matéria, identificando as fontes de interferências e apontando as soluções para enfrentar cada caso. Trata-se de um aprendizado imperdível para quem deseja ou precisa começar a entender a compatibilidade eletromagnética de uma maneira abrangente e prática.

FLEXIBILIDADE

Um dos principais fatores que faz com que profissionais busquem aprimoramento a distância é a versatilidade para estudar no momento e no local que for mais oportuno. Assim, é possível conciliar o trabalho com o estudo.









UPGRADE

Ao realizar este curso você estará um passo à frente no mercado em um tema que se torna cada dia mais relevante. O funcionamento correto e a identificação rápida de problemas em instalações de equipamentos eletrônicos sensíveis é uma atividade cada vez mais necessária e valorizada.







RESULTADOS

Conhecimentos essenciais necessários sobre os principais conceitos que envolvem a compatibilidade eletromagnética, identificando as fontes de interferências e apontando as soluções para enfrentar cada caso. Podendo assim gerar Redução dos Riscos de Operação, Redução dos Custos de Instalação e de Manutenção, Proteção dos Instrumentos, Centros de Controle e Cablagem.

INTERNACIONAL

PROFESSOR RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE


Pioneiro no treinamento em EMC no Brasil, já realizou mais de duzentos Cursos de Formação nesta área para Empresas e Instituições P&D no Brasil e no exterior. Tem trabalhos publicados sobre este tema em vários países.






CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 - Conceitos Gerais



Conceitos básicos

Fonte de ruído, meio de acoplamento, receptor

Técnicas EMC

2 - Sistema de Aterramento, Energia, Proteção contra descargas atmosféricas e Transmissão de sinais


O sistema de aterramento e sua relação com o sistema de energia

Resistência de terra (Aterramento)

Diretrizes para Aterramento

O Sistema de Aterramento e sua relação com a proteção contra raios: Métodos de proteção e proteção externa

O Sistema de Aterramento e sua relação com a proteção contra raios: Proteção interna

O Sistema de aterramento e sua relação com a transmissão de sinais

3 - Campos Eletromagnéticos


Efeitos das blindagens eletromagnéticas e perdas

Blindagem de campos eletromagnéticos

4 - A Engenharia da Compatibilidade Eletromagnética


Procedimentos de Engenharia EMC: Projeto, Instalação e Manutenção

Procedimentos de Engenharia EMC: Relevância e Tratamento Sistemático

Procedimentos de Engenharia EMC: Objetivos do Setor EMC e resultados alcançados

5 - Compatibilidade Eletromagnética na Indústria


Aterramento inadequado e Aterramento de blindagem de cabos

Modo Diferencial, Modo Comum e Roteamento de cabos

Manutenção, Novos Projetos e Instalação

6 - Compatibilidade Eletromagnética em Subestações


EMC em Subestações Elétricas – Parte 1

EMC em Subestações Elétricas – Parte 2

7 - Compatibilidade Eletromagnética em Instalações de TI e Hospitais


EMC para Segurança de Instalações Críticas

EMC em Hospitais – Parte 1

EMC em Hospitais – Parte 2

Dê um salto na sua carreira estudando

do conforto da sua casa.

GARANTIA

Se você não gostar ou decidir que esse curso não é para você, em até 7 dias após o dia de sua compra, você pode solicitar reembolso e o seu dinheiro será devolvido imediatamente!



CERTIFICADO

Ao concluir o curso, você ganhará um certificado emitido pela Potência Educação, que será chancelado pelo Professor Hilton Moreno, profissional reconhecido no mercado.

PÚBLICO-ALVO

Este curso é destinado a engenheiros e técnicos que trabalham direta ou indiretamente com instalações eletroeletrônicas de automação, instrumentação, telecomunicações ou informática.

CURRÍCULO DO PROFESSOR

ROBERTO MENNA BARRETO


É Sócio-Gerente da QEMC, empresa de consultoria na área de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), incluindo a proteção de instalações de sistemas eletroeletrônicos contra descargas atmosféricas e seus efeitos (www.qemc.com.br). Consultor EMC de SEFTIM (www.SEFTIM.com)


É graduado pelo IME - Instituto Militar de Engenharia em 1976 e pós-graduado no Philips International Institute em 1979, na Holanda, e tem diversos trabalhos publicados sobre este tema em vários países.


Em Portugal foi presidente das Comissões Técnicas do CENELEC CTE 210 – Compatibilidade Eletromagnética e CTE 81 – Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos e membro do IEC/TC 81X – Proteção de linhas de telecomunicações contra descargas atmosféricas. É membro da “The dB Society” (USA).


Nos últimos anos tem vindo a desenvolver diversos trabalhos em EMC no Brasil e em países da África, América do Sul e Europa.


Pioneiro no treinamento em EMC no Brasil, já realizou mais de duzentos Cursos de Formação nesta área para Empresas e Instituições P&D no Brasil e no exterior. Tem trabalhos publicados sobre este tema em vários países.

CURADORIA

Todos os cursos da Potência Educação contam com a coordenação e curadoria do Prof. Hilton Moreno e do Jornalista Marcos Orsolon

Prof. Hilton Moreno


Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Diretor da Revista Potência; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT; Professor universitário; Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior; Autor e coautor de várias publicações; consultor de empresas.

Marcos Orsolon


Jornalista pela Universidade São Judas Tadeu; Diretor da Revista Potência; Ex-editor da Revista Anamaco; Ex-editor do Jornal República da Mooca; Ex-editor do Jornal Folha da Capital

COMPRAR AGORA




® Todos os direitos reservados.